U.N.S Idiomas - Inglês para sua vida.

Como treinar seu Inglês com Música de forma rápida

Uncategorized

Além de ser bastante divertido, treinar o inglês com música é sempre uma ótima forma de conseguir compreender a língua e praticar suas habilidades em listening e speaking.   

Hoje a gente decidiu dar algumas dicas de como transformar seu lazer com música em uma sessão de estudo completa para te ajudar a treinar o seu inglês de forma rápida. Confira!

Treinar inglês com música usando aplicativo facilita sua vida

Antes de mais nada, é importante você encontrar um serviço de streaming de música para poder ouvir as suas, certo?

É claro, você pode selecionar plataformas gratuitas, como o Youtube, a versão free do Spotify. Mas, você também pode apostar em apps pagos, como o próprio Spotify Premium, a Apple Music, Deezer, Tidal etc.

Tenha sempre preferência por serviços que ofereçam as letras junto com o áudio. Assim, quando estiver ouvindo, você pode acompanhar a letra e fazer seu reading e listening.

Isso é possível porque toda plataforma de streaming oferece a possibilidade de acompanhar a letra da canção enquanto você estiver curtindo o som. Caso não consiga encontrar a letra no aplicativo, o próprio Youtube oferece lyricsvideos.

Mas busque fazer isso! É um passo bem importante para fazer a jornada do seu treinamento ser eficiente e sem contratempos.

Você precisa estabelecer uma rotina

Se você busca ficar expert em alguma língua, precisa sempre estabelecer uma rotina para a prática. Com o inglês não é diferente, especialmente se você fizer isso com a união de músicas estrangeiras, que já estão tão incorporadas a nossa rotina, não é mesmo?

Seja durante seu intervalo no trabalho, seu trajeto para a faculdade ou em casa descansando, você precisa estabelecer uma frequência de estudo.

Quando você definir o melhor momento para você, esteja ciente que aquele será o horário que você irá parar o que estiver fazendo justamente para se dedicar ao treinamento do inglês com a música.

Também aproveite os momentos que estiver em uma fila esperando para ser atendido ou ainda quando estiver indo e vido no carro, ônibus ou metrô.

Esse tempo pode parecer curto demais para conseguir resultados, mas acredite: 15 minutos de prática por dia faz milagres pelo seu inglês!

Prestando atenção na música?

Prestar atenção na música durante o seu treino é essencial. Sempre.

Ao invés de simplesmente aproveitar o som, fique ligado(a) no que está sendo cantado e tente fazer ligações com o que você já conhece no Inglês. Ou seja, busque associar o que está ouvindo e vendo na letra da música com o que você já conhece do idioma.

Se tudo for novo para você, não deixe de continuar a prática. Conforme você inicia e dá continuidade aos seus estudos, você perceberá que terá muito mais facilidade. Afinal, quanto mais prática com a música, mais familiaridade você tem com a língua.

É claro que isso será muito difícil de se fazer, dependendo do gênero da música e especialmente se o seu nível de inglês for básico.

Muitas músicas pop, por exemplo, possuem letras mais curtas e simples. Essas canções são ótimas para você treinar e facilita bastante o seu listening. Por isso, você pode optar por esse gênero.

Hora de ler e reler a letra

Agora que você já ouviu a música algumas vezes, praticou bem o seu listening, você pode começar a ler e reler a letra da canção.

Essa é uma ótima forma de conhecer novas palavras, procurar se familiarizar com as palavras sem a ansiedade de querer aprender tudo de uma vez.

As músicas ficam ainda mais interessantes quando apresentam gírias e/ou expressões que normalmente não apareceriam na linguagem culta. Então, é sempre um motivo extra e divertido na hora da prática!  

Agora cante sozinho!

Você ouviu a música várias vezes e também já leu e releu a letra. Está na hora de praticar o speaking, então libera o seu vozeirão e comece a cantar!

Uma maneira legal de fazer isso é fazendo karaokê. Um app interessante para fazer isso, por exemplo, é o Smule – faça o download no seu celular, siga as instruções iniciais do aplicativo e aproveite. Você pode cantar, inclusive, com outras pessoas, sabia?

Mas se preferir, você também pode buscar no Youtube apenas o instrumental da música e fazer a voz principal. Assim você identifica como está a sua pronúncia e se ela dá match com a letra original.

Legal, né?

Pode parecer algo difícil, mas praticar inglês com música é uma atividade muito divertida e que certamente vai te ajudar a ficar mais familiarizado com o Inglês.

Portanto, não perca tempo: transforme suas canções favoritas em instrumentos de estudo!

Redes Sociais

Acompanhe a U.N.S Idiomas nas redes sociais e fique por dentro das novidades.